Nº de acessos

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Vila do Pará ganha livro sobre sua História em Santa Cruz do Capiabribe

Tio e sobrinha reuniram grandes Histórias sobre a localidade

A Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste de Pernambuco comemorou 100 de História, com muitas festividades atrações musicais, parques de diversões e lançamento de um livro sobre a Vila.

De autoria do professor e escritor José Chagas Neto e Nelma Míriam Chagas de Araújo Mena trazendo grande fatos históricos da comunidade, sobre cultura e relatos de moradores e nativos da localidade que ajudaram a construir o distrito.

O livro, Vila do Pará – 100 de História, também faz algumas homenagens a pessoas de destaque que vive ou já viveu deu sua parcela de contribuição para o desenvolvimento da vila, trazendo registros fotográficos inéditos da vila e de seus moradores.

Nelma Míriam Chagas, revelou que a ideia de escrever um livro surgiu durante a pandemia, quando teve várias conversas com o tio, o professor José Chagas, que é uma das figuras ilustres da localidade e já tinha um vasto material histórico arquivados sobre a história da comunidade.

Durante o ano de 2025, os autores fizeram a seleção do material já existente e coletaram mais imagens e documentos para enriquecer mais ainda sua obra.

O livro será distribuído gratuitamente para  a população

O lançamento do livro aconteceu na noite do dia 02 desse mês, na própria Vila onde teve um grande público e a presença de várias personalidades da Vila e do município, os livros não serão vendidos e serão doados aos moradores da Vila e pessoas interessadas, historiadores, professores, imprensa e entidades de classes sociais.

Os autores deixaram registrado que a doação dos livros só será possível por conta do apoio do empresário Sebastião Figueroa, que custeou todo o projeto

O professor José Chagas informou que os livros ficarão em sua residência na Vila do Pará a disposição para quem quiser receber um exemplar.

Do Patrulha do Agreste / imagens internet

Prefeitura de Brejo conquista pela 3ª vez o Selo Ouro da Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor do Brejo da Madre de Deus recebeu, pela terceira vez consecutiva, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento – Categoria Ouro 2025, a nível estadual. O reconhecimento reforça a qualidade dos serviços prestados no apoio aos microempreendedores individuais e pequenos empresários do município.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento avalia o desempenho das Salas do Empreendedor parceiras em todo o país, levando em consideração critérios como qualidade no atendimento, gestão, oferta de serviços, ambiente e impacto gerado no desenvolvimento dos pequenos negócios. As instituições são classificadas nas categorias estaduais Ouro, Prata e Bronze, além da categoria nacional Diamante.

Com a conquista do Selo Ouro no âmbito estadual, a Sala do Empreendedor do Brejo da Madre de Deus passa agora a concorrer à certificação em nível nacional, representando o município entre as melhores do Brasil. A premiação é resultado do trabalho contínuo da equipe, do compromisso da gestão municipal e das parcerias firmadas, reafirmando o papel da Sala do Empreendedor como instrumento fundamental para o fortalecimento da economia local e o incentivo ao empreendedorismo.

 

Do Patrulha do Agreste / Fonte: Secretaria de Comunicação - Prefeitura do Brejo da Madre de Deus 

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe entrega via importante na Vila de Poço Fundo

Umas das maiores avenidas do distrito está de "cara nova!"

Novo asfalto e nova iluminações
A população comemorou conquista que contempla uma pista de ciclovia e caminhada

Neste final de semana, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Serviços Públicos, finalizou os serviços de asfalto na Via Vicinais, na Vila de Poço Fundo. Ao todo, aproximadamente 1km de asfalto foi realizado, além da criação de uma via para atividades físicas.

O prefeito Helinho Aragão destacou a importância da revitalização da via. "Essa via ficou por muito tempo abandonada, e é com grande alegria que entregamos essa renovação para o povo de Poço Fundo, que agora tem mais iluminação e tranquilidade para ir e vir de suas casas. Além disso, com a via de cooper, valorizamos também a saúde do nosso povo, que poderá vir aqui fazer sua caminhada, corrida e outros exercícios físicos", disse.

Junto da reposição asfáltica, a via recebeu nova sinalização e nova iluminação de LED, ampliando a visibilidade e segurança dos veículos e pedestres que transitam no local.

Do Patrulha do Agreste / fonte Assessoria 

PM apreende mais de 120 kg de maconha em Pernambuco.

Essa foi uma das maiores apreensão de drogas em Pernambuco esse ano

Nesta quarta-feira (04), em uma ocorrência de sucesso, o efetivo da Polícia Militar conseguiu apreender aproximadamente de 120 quilos de maconha no Agreste do estado de Pernambuco.

Os policiais do 1º (BIESP), Batalhão Integrado Especializado, em conjunto com o efetivo ordinário prenderam quatro seis elementos, sendo duas mulheres na zona rural de Caruaru, na operação também foi apreendido dois simulacros de arma de fogo e uma porção de cocaína.

Os acusados foram presos em flagrantes e foram encaminhados para a delegacia juntamente com o material apreendido.

Os suspeitos passaram por audiência de custódia e deveram ser encaminhados para o presídio Juiz Plácido de Souza em Caruaru.


Do Patrulha do Agreste / Foto: Internet

Jovem morre afogado no Agerste

O Açude da Nação é muito frequentado pelos moradores da localidade.
José Andrade estava bebendo e tomando banho com alguns amigos
O irmão da vítima, afirmou que as pessoas avisaram do perigo em tomar banho naquele local.

O jovem José Tavares Cavalcante Júnior de 29 anos, morreu afogado no Açude da Nação na zona rural de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.

A tragédia aconteceu nesta segunda-feira (26), quando vítima estava se divertindo e bebendo com alguns amigos durante o dia inteiro quando mergulhou e não voltou mais.

Segundo relatos de familiares, José Tavares sabia nadar e saiu para beber junto com dois amigos e decidiu entrar no açude para tomar banho onde acabou morrendo afogado, mesmo com algumas pessoas alertando que naquele local era perigoso para tomar banho.

Já o irmão da vítima, o jovem havia consumido grande quantidade de bebida álcool, e isso pode ter prejudicado a vítima e provocado o afogamento.

Alguns populares tentaram salvar o rapaz, mas não conseguiram e tiveram que chamar o corpo de bombeiros que localizou e resgatou o corpo de José Tavares, que foi encaminhado para o IML.

Do Patrulha do Agreste / imagem da internet